Páginas

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Acrósticos

Os acrósticos são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que não tenham ligação entre si ou podem mesmo ser o encerramento de uma poesia. É geralmente pequeno, em que se lê verticalmente.

Exemplos de acrósticos:

S - audável
O - rgulhosa
N - atural
I - nteligente

A - paixonada

A - amor
M - meiguice
I - interatividade
G - gracioso
O – ótimo

M melhor amiga
à - atenciosa
E - elegante

Campo lexical, campo semântico, família de palavras, área vocabular

É preciso algum cuidado com a distinção entre campo lexical, campo semântico, família de palavras e área vocabular, porque um mesmo termo pode ser usado por abordagens diferentes com um sentido específico. Embora se trate de uma terminologia bastante antiga (fala-se de campos semânticos e de campos lexicais desde há quase um século), parece que a sua adaptação à divulgação da gramática não tem sido feita de maneira coerente. Ao procurar saber um pouco mais acerca das estruturas lexicais, o curioso ou o estudante têm de estar prevenidos: neste matéria, os termos e os conceitos podem variar bastante, porque estão ligados a uma perspectiva particular e não passaram por uma uniformização de carácter didáctico.
Assim, área vocabular é um termo ambíguo que tanto pode identificar-se com família de palavras como com campo semântico. Por outro lado, segundo a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, família de palavras identifica «o conjunto de todas as palavras que se agrupam em torno de um radical comum, do qual se formaram pelos processos de derivação ou de composição» (pág. 83).
Em relação ao campo lexical, as palavras estão relacionadas morfológica e etimologicamente. Uma vez que se criam novas palavras e se muda a relação entre os lexemas que formam um campo, os campos lexicais não estão fixos numa língua. Por exemplo, para a palavra mar podemos formar um campo lexical com as seguintes palavras: marinheiro, marítimo, maresia, amarar, etc.
As palavras que se relacionam através de um dado conceito pertencem ao mesmo campo semântico ou área vocabular. O campo semântico é representado por um conjunto de unidades lexicais, expressões lexicalizadas ou outras unidades lingu[ü]ísticas, unidas semanticamente por traços comuns ou pelo sentido em torno de um conceito-chave.

Por exemplo, o conjunto de unidades que pertencem ao campo semântico de mar pode ser o seguinte: barco, peixe, maré, praia, rocha, pesca, etc.; ou, ainda, as unidades que fazem parte do campo semântico morte são: dar o badagaio, bater a bota, partir, ir desta para melhor, falecer, apagar-se, etc.
Por outras palavras, enquanto na definição de campo lexical nos baseamos no radical da palavra, no campo semântico consideramos as palavras relacionadas pelo sentido ou ligadas semanticamente.
Em conclusão, dentro de certas perspectivas, não está errado definir uma área vocabular como uma família de palavras, na medida em que estamos a referir-nos a um conjunto de vocábulos que partilham um mesmo radical.
            
    In, http://ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=18833

Área Vocabular

Palavras que se relacionam entre si por se referirem a um determinado assunto que é comum a todas elas.
  • MAR - sal, banhistas, peixes, tubarões, areia, polvo, caranguejo, algas, nadador-salvador, pedras, golfinho...

Família de Palavras

Chamamos família de palavras ao conjunto de todas as palavras formadas a partir de uma mesma palavra primitiva ou radical.
Por exemplo, as seguintes palavras pertencem à família da palavra água: aguar, aguadeiro, aguaceiro, aguaça, aguaçal, aguado, água-pé, aguardente, água-benta, desaguar, desaguamento, desaguadouro (entre outras).
Retirado de Ponto e Vírgula, 7.º Ano,
 de Constança Palma e Sofia Paixão
Texto Editora

Géneros do modo narrativo

  • conto (breve narrativa fictícia, escrita ou falada);
  • novela (narrativa mais curta que o romance e mais desenvolvida que o conto);
  • romance (narrativa ficcional mais desenvolvida e mais pormenorizada que a novela).